terça-feira, 18 de março de 2008

Mini-hambúrguer de soja

Ingredientes:
300 g de proteína de soja
2 ovos
100 g de parmesão ralado
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de azeite de oliva
5 fatias de queijo prato
10 tomates-cereja

Modo de Preparo:
1. Numa tigela, coloque a proteína de soja e cubra com 1/2 litro de água. Deixe hidratar por 20 minutos.
2. Enquanto isso, lave sob água corrente e seque os tomates-cereja. Corte em rodelas. Reserve.
3. Corte cada fatia de queijo prato em 4 e reserve.
4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
5. Retire a proteína de soja da água, espremendo muito bem com as mãos. Transfira para uma outra tigela.
6. Na tigela com a proteína de soja, coloque os ovos, o parmesão ralado, o alho picado e 1 colher (sopa) de azeite de oliva e misture bem até obter uma massa homogênea. Com as mãos, faça cerca de 20 bolinhas e aperte cada uma para formar mini-hambúrgueres bem redondos.
7. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e leve ao fogo médio. Quando aquecer, doure os mini-hambúrgueres por 2 minutos de cada lado. Não coloque muitos de uma vez.
8. Transfira os mini-hambúrgueres já dourados para uma assadeira. Coloque uma fatia de queijo prato sobre cada mini-hambúrguer e, por cima, uma rodelinha de tomate-cereja. Em seguida, leve a assadeira ao forno preaquecido apenas para derreter o queijo (e manter os mini-hambúrgueres quentinhos, enquanto frita os outros).

Serve 6 pessoas

Como aqui em casa somos apenas em 2, eu fiz 1/2 receita. Mas aconselho a quem quer um pouco mais de sabor, colocar um pouco de sal ou uma colher de sobremesa de shoyu, só para dar um gostinho.

Ah, e eu não coloquei tomate cereja, foi do comum mesmo.

sábado, 8 de março de 2008

Creme de Palmito

Ingredientes:
- 1 vidro de palmito (300 g)
- 1 litro de leite desnatado
- 1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1/2 cebola picada

Modo de Preparo:
Escorra o palmito, corte 2 unidades em rodelas e reserve. Bata o restante dos palmitos no liqüidificador juntamente com o leite, o caldo de carne dissolvido e o amido de milho, até formar um creme de consistência líquida. Em uma panela, derreta a margarina e refogue a cebola. Adicione o creme e deixe cozinhando, até que o creme fique espesso. Desligue e sirva com as rodelas de palmito.
Bom, eu não cortei 2 unidades em rodelas, coloquei tudo no liquidificador. O legal é servir esse creme em potes de sopa mesmo, com queijo parmesão ralado (fresco), jogar uns croutons também, ou ainda cortar pão francês fresquinho em rodelas e mergulhar no creme.
Está calor, eu sei, mas esse creme é bem gostoso para qualquer época.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Bolo de Cenoura com Açúcar Mascavo

Massa:
1 cenoura grande (150g)
1/4 xícara (chá) de óleo
3/4 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Rale a cenoura. Coloque todos os ingredientes no liquidificador (líquidos embaixo), exceto farinha e fermento, e bata até misturar tudo (como a cenoura já está ralada, não precisa bater demais, só o suficiente pra ficar líquido).
Em uma bacia, coloque a farinha, abra um furo no meio e despeje o conteúdo do liquidificador aos poucos, mexendo com um chicote (batedor de ovos manual, pra quem não conhece) ou espátula até misturar tudo. Acrescente o fermento e misture.
Coloque em forma (17 cm de diâmetro) com furo no meio e asse em forno pré aquecido, a 190ºC, por cerca de 40 minutos.

Este bolo não fica com a carinha do bolo de cenoura convencional que a gente está acostumado a fazer. Mas é mais nutritivo e, se você quiser, pode adicionar uma cobertura de chocolate como normalmente fazemos em bolo de cenoura.

Mais Quadros

Estes são mais alguns quadros que eu pintei e que são meus preferidos: Paisagens. Uma vez li não sei onde, um pintor dizer que gostava de pintar lugares onde ele gostaria de estar. Concordo com ele, não há nada mais gostoso que terminar um quadro, olhar para ele e se imaginar ali, em um caminho cheio de árvores arborizadas, na beira de um lago ou em uma casinha com flores na varanda.
Ainda tem mais quadros que preciso postar, mas não tirei foto...









terça-feira, 4 de março de 2008

Quadros

De todos os trabalhos que eu realizo, o que eu mais gosto é de pintar. Sejam quadros, caixinhas de madeira, ou qualquer outra coisa.

Quando estou pintando, esqueço do mundo, dos problemas, das preocupações. Pintar quadros além de ser muito gostoso, também é divertido...acontece que eu não pinto em casa, faço aula de pintura, então, só nas aulas eu realizo esse trabalho. Como na escola tem várias alunas e a professora também é mulher, já viram, né? É um falatório danado. Por isso me divirto tanto, não sou de falar, prefiro escutar e aí, escuto de tudo. Tem discussão, tem histórias engraçadas, tem até piada! Eu adoro!!

Vou postar aqui alguns quadros que já pintei. Sou um pouco relaxada e ainda não tirei foto de todos...em breve coloco mais.