segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Torta de Ricota


Ingredientes:
400g de ricota
1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite comum
1 lata de creme de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha

Mode de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, podendo acrescentar depois de batido 50g de uvas passas (eu não gosto de uvas passas). Colocar em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno médio até que a superfície fique dourada.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Bolo de Fubá

Nesse friozinho que ainda está fazendo em São Paulo, nada melhor que um bolo para animar as tardes. No meu caso fiz um bolo de fubá que eu adoro porque não precisa usar batedeira nem liquidificador. Para acompanhar fiz um cházinho porque meu estômago não se dá muito bem com café.

O bolo não ficou com uma cara muito boa porque eu pedi para o meu marido untar a forma e, não sei porque (!!!), mas o bolo grudou...

Ingredientes:
1 copo (tipo requeijão) de fubá
1 copo (tipo requeijão) de farinha de trigo
1 e 1/2 copo (tipo requeijão) de açúcar
200ml de óleo
3/4 copo (tipo requeijão) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos

Modo de Preparo:
Em um refratário, junte todos os ingredientes secos. Na sequência, acrescente os ovos e o óleo. Mexa bem e adicione o leite aos poucos até os ingredientes se agregarem. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 min.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Slippers - Sapatinhos para dormir feitos em tear de pregos

Demorou mas eu consegui!! Eu sempre via nos blogs esses sapatinhos para dormir, mas em tricô ou crochê, o problema é que eu sou péssima nos dois e não faço a menor idéia de como passar uma receita de tricô, por exemplo, para tear de pregos.

Eu fiquei olhando as receitas, medi o meu pé e fui fazer...olha que bacana que ficou:

Bom, eu fiz o seguinte: Usei uma lã grossa (Elegance), deixei a cala com 3cm, montei 20 pontos no tear e teci por 10 carreiras no ponto canelado. Na 11ª eu diminui 1 ponto (de cada lado), teci a carreira depois diminui mais 1 ponto e teci outra carreira. Fiquei com 18 pontos que teci por mais 18 carreiras, no total de 30 carreiras.

Finalizei, tirei do tear e na parte onde tem os 20 pontos eu deixei aberto (é por onde a gente coloca o pé), o restante eu costurei e na frente fiz igual a gente costura gorrinho para deixar arredondado. Na parte do calcanhar eu costurei reto e pronto!

Aí fiz uma florzinha em crochê (a mais simples que achei numa revista de tear), que inclusive foi a minha primeira florzinha em crochê, e coloquei uma pérola (de biju) branquinha no meio.

Eu calço 34 e achei que o sapatinho ficou bem folgado no meu pé, mas como eu fiz para dar de presente para minha sogra que calça 36, acho que vai ficar bem legal. Quando for fazer um par para me auto-presentear vou diminuir os pontos (acho que vou começar com 18 e finalizar com 16) e também vou diminuir o número de carreiras em 2 pelo menos.

Espero que minha sogra goste da lembrancinha.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Berinjela ao forno

Essa receita é da minha sogra.
Meu marido gosta tanto dessa berinjela que eu tive que aprender a fazer...
Bom, na verdade eu peguei a explicação com a minha sogra, mandei meu marido para cozinha e fui falando: 'Corta a berinjela, agora o pimentão...'. No fim, ele acabou fazendo tudo sozinho.
Ingredientes:
2 berinjelas (se for pequena pode usar 3)
1 pimentão (tanto faz verde, vermelho ou amarelo)
1 cebola grande (ou 2 pequenas)
Azeite
Sal, pimenta e orégano à gosto

Modo de Preparo:
Descasque as berinjelas, corte em fatias e deixe de molho em água com uma pitada de sal por aprox. 30 minutos. Pique o pimentão e a cebola também em fatias.
Em uma assadeira, coloque um pouco de azeite só para untar. Jogue a água da berinjela fora e escorra bem. Monte as camadas: berinjela, pimentão, cebola, sal, pimenta e orégano, depois repita: berinjela, pimentão, cebola, sal, pimenta e orégano.
Por fim, regue com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Abra o forno, levante o papel alumínio e mexa com uma colher, revirando as camadas, cubra novamente e deixe por mais 10 ou 15 minutos.

Você pode conservar na geladeira por até 1 semana, e pode consumir como salada, no pão francês ou colocar no pão italiano.