terça-feira, 7 de julho de 2009

PAP - Cachecol sem franjas no Tear de Pregos

Em primeiro lugar, e muito importante: Não reparar no meu pijama! Eu comecei a fazer a noite, já estava de pijaminha, então me façam o favor de não reparar, ok? :)

Agora é sério, a primeira coisa a fazer é contar o número de pregos que você vai usar, no meu caso foram 18. A partir daí, você deve medir a lã, mais ou menos, umas 4 vezes da distância do 1º prego até o 18º.

Então, é feito um lacinho, deixando essa medida que você contou "de fora" do tear. Você deve encaixar o lacinho no 1º prego e montar os pontos.


Eu montei o ponto ziguezague (tem desenho mais abaixo).


Lembra do pedacinho que foi contado 4 vezes a distância do 1º ao 18º prego? É agora que ele entra. Depois de montar os pontos nos 18 pregos, nós vamos utilizar esse pedacinho de lã que ficou "de fora", fazendo ponto correntinha para prender o trabalho.


Esses vídeos mostram bem o que estou querendo dizer:



Pronto, é assim que vai ficar depois que fizer o ponto correntinha com a agulha de crochê até o final dos 18 pregos.


Bom, agora não muda muito do que fizemos no PAP do cachecol com franja, é só montar os pontos de novo, ficando 2 voltas de lã em cada prego. Tira-se o de baixo passando pelo que está em cima, até o final, tanto nos pregos de cima, quanto nos de baixo e repetimos isso até o cachecol obter o tamanho que desejamos.


Assim é como fica o trabalho quando ele começa a sair do tear, se prestar atenção, dá para ver o ponto correntinha.


Agora, esse vídeo mostra como finalizar o trabalho, ou seja, tirar a outra ponta do tear, também sem adicionar franjas:

Assim é o ponto ziguezague:


Este é o cachecol pronto:


E aqui está o esquema do ponto ziguezague, só lembrando que este esquema vem do site da Analu:
http://tearmanual.plugin.com.br/html/pontos.html


14 comentários:

Ione disse...

Adorei a maneira de vc ensinar a iniciar e terminar os trabalhos.
BEijos Mil

Edna disse...

Oi..adorei sua dica..e vc simplificou bem, é bom pra quem não tem muita intmidade com tricô..rs..meu caso...Parabéns pelo blog...AH!..adorei seu pijama. é uma gracinha!!!

Anônimo disse...

Ja vi que você é muito criativa e tem o dom da didática descomplicada. Parabéns.

Tentei fazer um tapede, de cordão, mas os pontos ficaram muito abertos - diferente do feito de crochê. Você tem uma dica, para se usar o tear e fazer um tapete?

God bless you.'.

Fabiana disse...

"Anônimo", eu nunca fiz um tapete no tear, só de agulha mágica mesmo. Estou um pouco sem tempo no momento, mas assim que der, vou dar uma olhada nas revistas que eu tenho e ver se acho alguma coisa sobre tapetes, ok?

Obrigada, Fabiana.

Anônimo disse...

OLá, adorei sua dica. Faz tempo que estou procurando aqui na net algumas dicas para cachecol sem franjas, mas ninguem conseguiu explicar tão bem quanto vc. Fiz várias amostras, mas não gostei do resultado. Agora vou tentar fazer com sua explicação, pois vc foi muito clara.
Parabéns e obrigada !
Regina

Denise disse...

Oii Fabiana mtoo obrigadaa vc me ajudou mtoo rsrs eu fiz uma blusa mas ñ sabia finalizar o trabalho e vc me ajudou mtoo,mtoo mesmo com o seu video.Minha irmã de 14 anos me ensinou só a começar e como eu moro no RJ e ela no interior de SP ficou difícil pra mim,mas agora ta tdoo certo e minha blusa rosa bebê está lindaa rsrs..Bjos obrigadaa PARABÉNS

Vania disse...

Olá,Quero te agradecer pois estava a muito tempo procurando explicação de como começar o cachecol sem franjas com o ponto correntinha,amei muito obrigada....aprendi outro jeito no youtube,mas os pontos ficam bambos não gostei.Que Deus te ilumine.bjuss no coração.

Anônimo disse...

Fabiana, eu já tinha visto algumas dicas, mas gostei mais da sua muito mais simples e fácil, obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Bjs
Mônica

Anônimo disse...

Muito obrigada..passei a tarde na net e nada me ajudava..mas seu blog me ajudou e muito!!!

Anônimo disse...

obrigado pela aula, eu visitei vários blogs e não entendia nada vc esplica muito bem e salvou a minha vida pois tenho várias encomendas de cachicol sem franja e não aceitava porque não acertava fazer bem bonitinho como vc rsrsrs
bjinhus mil

Valéria disse...

Nossa muito bom você explicou muito bem, obrigada hoje mesmo vou tentar fazer um!

Anônimo disse...

Muito obrigada por disponibilizar este material. Já fiz dois cachecóis e eles ficarão liindos!

Rosy disse...

Ola!
Qual a distância da cala do tear vc utilizou neste cachecol, ou seja, qual a distância das carreiras de pregos?

Obrigada.

Unknown disse...

Olá! Espero que esteja bem,aprendi a finalizar obrigada.😘