sexta-feira, 26 de junho de 2009

PAP - Cachecol com franjas no tear de pregos

A primeira coisa a ser feita, é estabelecer a medida da cala, que é a distância entre os pregos de baixo e os de cima. Quando eu uso uma lã como a Família que é grossa, eu nem uso régua para fazer a medida, uso o meu dedo mesmo. Coloco o que dedo nas duas pontas do tear para que a medida fique igual. Mas, quem quiser medir com régua é mais acertado.

Para as franjas, eu uso o próprio tear como medida, mas nem todos os teares tem essa parte que o meu tem que serve para regular a abertura do tear. Se tiver, essa é uma maneira simples de fazer as franjas: se eu for fazer um cachecol com 20 pontos, por exemplo, eu passo a lã em volta do tear 20 vezes.


Depois, eu corto as duas pontas, porque para cada franja eu uso 2 pedaços de linha. Depois, eu passo a lã mais 20 vezes em volta do tear e corto novamente as 2 pontas. Um maço de 40 pedacinhos é para o começo, o outro é para o final.


O maço do final eu guardo, já o maço do começo eu uso da seguinte forma: Pego 2 pedacinhos de lã e dobro ao meio;


Depois eu dou um laço na ponta;


E por fim, encaixo um laço no prego de cima e outro no debaixo, vou fazendo isso até completar os 20 pregos. Lembrando que, com o outro maço de 40 pedacinhos eu não faço isso, eu guardo eles sem lacinho!


Para começar o trabalho eu pego o começo do novelo (depois que eu já fiz as franjas), deixo um pequeno pedaço de lã mais ou menos do tamanho das franjas que já estão colocadas no tear e faço um lacinho na ponta que será encaixada no primeiro prego, que é onde eu vou começar o meu trabalho.


Então eu passo a lã sobre os pregos no ponto em que eu quiser, que no meu caso é o canelado (depois eu coloco o esquema do canelado em desenho). Ficando sempre 2 voltas de lã em cada prego.


Então, eu pego a lã que está embaixo, tiro do prego passando por cima da lã que está em cima. Faço isso nos pregos de baixo e de cima, até tirar de todos os pregos.


Depois eu puxo as franjas embaixo, com delicadeza, só para que o ponto "caia", volto a passar a lã pelos pregos fazendo o ponto que eu quero, ficando novamente duas voltas em cada prego, tiro os debaixo passando pelos que estão em cima e vou repetindo isso até acabar a lã, ou até obter o tamanho de cachecol desejado.



Este é o começo do trabalho.


Bom, agora é a parte final, quando eu vou usar o macinho de franjas que sobrou. Eu vou pegar as franjas de 2 em 2, vou levantar a lã que está no prego, sempre uma debaixo e outra de cima (na mesma direção , é claro).


Então, as franjinhas, dobradas ao meio eu passo por dentro da argolinha que se forma quando eu tiro o ponto do prego. Passo a ponta da franja por dentro da argolinha da própria franja (lembrando que ela está dobrada ao meio). Faço isso com todos os pontos até o fim.


Assim fica o ponto canelado:


E este é o trabalho pronto:



8 comentários:

Anônimo disse...

minha querida muito lindo seu trabalho adorei esta dica sera muito importante p/ meus trabalhos bjos fica com DEUS

Anônimo disse...

gostei muito de sua apresentação, queria saber do ponto arroz , o que vai em todos os pregos o último fica só com uma argola no prego, queria saber se é assim mesmo, obrigada.

célia rosana disse...

ola,pesquisando aqui e acolá, achei vc, muito lindo o seu cachecol, sou novata na arte de tecer,mas apesar disto ja fiz alguns trabalhos (sempre acompanhada da prof.)pena que não tirei fotos, mas assim que fizer novos colocarei.
gostaria de saber se voce tem outras receitas,se tiver poderia enviar p mim (rosanakol@gmail.com).
Obrigada fique com Deus

Arte-e artesanato no Tear disse...

oi,será que pode me ajudar? Preciso saber como faço para colocar uma segunda cor quando estiver tecendo cachecol no tear de prego.Vc sabe? Se puder me ajudar elainebrugiolo@hotmail.com e muito obrigado.Aguardo sua resposta

Anônimo disse...

oi Fabiana,preciso de sua ajuda.Vi aqui em seu blog que vc usou o tear regulável e gostaria de saber como faço para regular a "CALA" com 6,5cm.Vc falou aqui em usar régua?Como faço isso.Por favor se puder me mandar emai-l estou aguardando tá! Obrigado

Lanna disse...

Maravilhoso! PArabens!!

Elisete disse...

Olá, parabéns pelo trabalho maravilhoso. Comecei recentemente a trabalhar com este taer, fiz um cachecol, e de um lado os pontos ficaram lindos maravilhosos e na outra lateral ficaram grandes e ficou embabado o a lateral do cachecol, não consigo identificar pq ficou assim, fiz de acordo com a receita do site, no ponto básico, ficarei muito grata se vc puder me dar algumas dicas no meu e-mail elisetejk@gmail.com

Anônimo disse...

como eu faço para tirar o fio que fica sozinho no primeiro prego?